Parceria entre Frísia e Instituto Martinelli fornece alimentos para a produção de pães a famílias vulneráveis - paranagora

paranagora

Site de notícias do Estado do Paraná

LEIA TAMBÉM

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Parceria entre Frísia e Instituto Martinelli fornece alimentos para a produção de pães a famílias vulneráveis

Com o apoio do Provopar, doações são entregues a voluntários que atendem 150 crianças por semana em Colombo, região metropolitana de Curitiba (PR); também foram doadas caixas de leite longa vida

©DIVULGAÇÃO
Nesse inverno, um simples pão transforma o dia de uma criança. Por isso, a Frísia Cooperativa Agroindustrial e o Instituto Martinelli fizeram sua primeira parceria e levaram alimentos a famílias que tiveram suas rendas afetadas por conta da pandemia de Covid-19. Essa ação é mais uma dentre dezenas que a cooperativa, com sede em Carambeí (PR), vem realizando desde o surgimento do coronavírus no Brasil.

O Instituto Martinelli, uma associação civil sem fins lucrativos com sede em Joinville (SC), trabalhou para a entrega de 90 pacotes de farinha de trigo (cinco quilos cada pacote) e 40 caixas de leite longa vida (12 unidades cada caixa), doados pela Frísia.

As caixas de leite foram entregues ao Instituto AMA (Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer) e à Associação Caminho da Vida (Lar Dona Vera), esta voltada ao atendimento de crianças que sofrem maus tratos e violência.

O trigo foi fornecido a um projeto de voluntários, chamado Nova Terra, que produz pães em Colombo, município da região metropolitana de Curitiba (PR). Os alimentos são entregues a 150 crianças, que, antes do isolamento social e suspensão das aulas presenciais, praticavam o contraturno. Agora, os pães doados são para toda a família.

O responsável pelas Relações Sociais e Cooperativismo da Frísia, Luciano Tonon, destaca que o sistema cooperativista tem como base a responsabilidade social, com a melhora na situação das comunidades. “A Frísia vê como fundamental essas doações. Quando a renda de uma família é comprometida, toda a estrutura é abalada e as questões mais básicas da condição humana são afetadas”.

A advogada e responsável pelo Instituto Martinelli em Curitiba, Leilaine Silva, disse que o foco do instituto é ajudar crianças e adolescentes, mas, devido à pandemia, as doações estão atendendo famílias inteiras. Silva destacou que o projeto de doações tem o apoio do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), que identificou quem mais precisa e deu assistência com a logística, incluindo as entregas finais. O Provopar também recebe as doações remanescentes para também serem entregues às comunidades assistidas.

Com a parceria junto ao Instituto Martinelli, a Frísia expande sua atuação no auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade. O mesmo já foi feito com o Sicredi, por exemplo, em doações de cestas básicas no Paraná e no Tocantins.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA).



Por: Luis Fernando Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário